Dressrosa

Dressrosa
Dressrosa-estatistica
Nome em Japonês
ドレスローザ
Nome Romanizado
Doresurōza
Nome em Inglês
Dressrosa
Nome em Português
Dressrosa
Primeira Aparição
Capítulo 682
Episódio 608
Localização
Novo Mundo
Afiliações
Piratas Donquixote

Dressrosa é um reino localizado dentro do Novo Mundo. Sua primeira menção foi feita por Vergo. Dressrosa é o cenário principal do Arco de Dressrosa.

Aparência

Dressrosa é uma ilha luxuosa com palmeiras e um grande castelo estilo espanhol com uma aparência mista de mansão requintada, servindo como palácio.

Na cidade portuária de Acácia está localizado o Coliseu Corrida, administrado por Dia Mante.

Outra cidade, chamada Primula, fica do lado oeste da ilha.

Os Campos Floridos se situam no meio da ilha.

A Fábrica de SMILE fica abaixo do Coliseu. Ela faz parte de um mundo subterrâneo onde o porto de trocas fica também localizado.

O Palácio Real fica no topo de um planalto. Um elevador no centro do planalto, que começa desde o porto subterrâneo, passando pela Casa dos Brinquedos na base do planalto, continua pelos três andares do planalto em si, os três andares base do palácio, terminando no primeiro andar principal do palácio. O palácio possui cinco andares principais, sendo que no segundo até o quinto andar estão as áreas da torre central.

Dressrosa está conectada à Green Bit por uma ponte de ferro. A presença dos peixes lutadores fez com a que a ponte tivesse que ser interditada por 200 anos. Trafalgar Law, Nico Robin, Usopp e Caesar Crown pararam em um restaurante chamado “Cafe Bar La Baltad”, próximo à ponte para recolher informações sobre Green Bit. Ao sul deste lugar está localizada a cidade Sebio.

Dressrosa fica relativamente próxima a Punk Hazard, uma vez que a viagem de uma ilha para a outra pode ser feita em um curto período de tempo.

Após Doflamingo dar início ao plano “Gaiola”, Pica remodelou a paisagem de Dressrosa. A Fábrica de SMILE está agora acima do solo e o palácio real no topo dos Campos Floridos.

Cidadãos

Dressrosa - quadro

Detalhes

Além dos Piratas Donquixote, existem muitas pessoas e brinquedos que falam neste país. O índice de crime é alto porque as mulheres lá são extremamente bonitas, porém igualmente temperamentais, e elas constantemente matam a facadas os homens que as traem. Ainda assim, por trás desta agradável aparência existe um lado obscuro. As memórias das pessoas foram manipuladas de algum jeito, de forma que elas vivam felizes e esqueçam-se de seus entes queridos, sendo que os brinquedos são humanos que foram vítimas de uma usuária de Akuma no Mi, a garotinha Sugar. Pelo menos na cidade portuária estão as belas mulheres que se transformariam em assassinas violentas contra homens infiéis, junto com outras variedades de crimes. O país aparenta estar cheio de pessoas criminosas.

Parece existir um bom número de cidadãos que respeitam e admiram o seu rei, Donquixote Doflamingo, assim como os Piratas Donquixote. Os cidadãos tendem a ficar bravos quando o seu rei é desrespeitado ou mal falado. Os cidadãos ficam enojados com a simples ideia de alguém sujar o nome de Doflamingo. Isso acontece devido ao fato de Doflamingo ter enganado a todos enquanto controlava o antigo rei, Riku Dold III, forçando-o a cometer atos terríveis contra a população. Doflamingo, então, aparece neste momento de desespero como um herói, prometendo trazer de volta tudo o que a Família Riku havia tomado. Tudo isso enquanto escondia de todos o segredo dos cidadãos que eram transformados em brinquedos.

O país também possui a sua própria força policial. Eles vestem uniformes similares àqueles da verdadeira Guarda Real mundial. Seus chapéus possuem um visor com as iniciais DP (Polícia de Dressrosa) na frente. Entretanto, eles não tem jurisdição total da ilha, uma vez que existem algumas áreas que estão sob o controle da Família Donquixote e, portanto, são consideradas zonas seguras onde a polícia e a Marinha não têm autoridade. Um desses lugares é o Coliseu Corrida.

Dressrosa também tem um exército de auto defesa oficial. Tank Lepanto é um dos capitães.

História

Dressrosa foi um dos 20 reinos que lutaram contra o Reino Antigo. A Família Donquixote originalmente governou Dressrosa, mas a família se mudou para Mariejoa e a Família Riku ficou em seu lugar.

Há 10 anos, durante a sua estabilidade como Shichibukai, Doflamingo veio para Dressrosa e tomou o trono da Família Real Riku. Ele conseguiu chegar até o trono devido às concessões e os perdões garantidos a ele pela sua aliança com o Governo Mundial. Assim sendo, no castelo está a sua Jolly Roger e os Piratas Donquixote usam a ilha como sua base.

Doflamingo também acolheu Sugar, que possui o poder de transformar humanos em brinquedos que falam, apagando o passado deles e fazendo com que as pessoas próximas a eles se esqueçam quem eles eram. Ele também criou duas leis extremamente rígidas, que são: todos os cidadãos não devem vagar fora de suas casas exatamente à meia noite, e humanos e brinquedos não devem entrar nas casas uns dos outros.

Após o incidente em Punk Hazard, Doflamingo fingiu renunciar ao pacto que possuía com o Governo Mundial, junto com seus privilégios de Shichibukai e o seu status como rei estava supostamente abdicado, causando um tumulto. Isso foi retificado quando a CP-0 apareceu para informar os cidadãos a respeito da falsificação, acalmando a todos. Ao mesmo tempo, os Chapéus de Palha, Kinemon, Momonosuke e Trafalgar Law estavam a caminho de Dressrosa para destruir a fábrica de SMILE. Franky, em particular, encontrou-se com o Soldado Trovão, que faz parte de uma organização que visa destruir não apenas a fábrica, mas todo o reino de Dressrosa.

Com a derrota de Sugar, todos os brinquedos voltaram ao normal, assim como a memória das pessoas. Isso incluiu o Soldado Trovão, que após voltar à sua forma normal (Kyros), cortou a cabeça de Doflamingo fora. O resto do reino ficou em caos, com todos os cidadãos voltando-se contra Doflamingo.

Após a derrota de Sugar, Doflamingo fez uso de sua última carta: A Gaiola. Usando suas habilidades, ele criou uma cúpula feita e fios afiados como lâminas que cercavam todo o território da ilha, impedindo que as pessoas escapassem ou se comunicassem com o resto do mundo. Ao mesmo tempo, Pica usou sua habilidade para modificar a aparência da ilha, abaixando o planalto central, levando a Fábrica de SMILE para cima do chão e elevando os Campos Floridos, junto com o palácio ainda mais alto, preparando o palco para o jogo de caça a recompensas de Doflamingo.

Influências do Mangá/Anime

Dressrosa foi baseada na Espanha, particularmente nas comunidades de Andaluzia e Catalunha, evidenciando a arquitetura, as roupas, dançarinas de flamenco, cozinha típica e termos espanhóis. Os crimes passionais que são tão comuns em Dressrosa também está bastante presente na literatura espanhola, particularmente durante a Era Romântica nos primórdios século IX.

Os peixes lutadores nativos da ilha assemelham-se a touros, tanto na aparência quanto no temperamento. A tourada é um esporte comum na Espanha.

Além da Espanha, existem também alguns detalhes que remetem à Itália, como o Coliseu onde os gladiadores lutam até a morte para divertir os espectadores.

Os cidadãos sendo transformados em brinquedos e tendo as memórias de suas existências sido apagadas da mente dos seus entes queridos é semelhante ao jeito com que os países do passado removiam “indivíduos desnecessários” da sociedade. A Espanha sob o regime ditador de Franco era um dos países que empregava tais métodos.

Curiosidades

  • Dressrosa significa “vestido rosa”.
  • De acordo com Luffy e Sabo, Dressrosa é parecida com o Reino de Goa, uma vez que ambos os países possuem uma separação de classes extrema e, também, têm discriminação resultante das famílias reais e dos nobres

Comentários